top of page
Decoração de parede

Xamanismo

 

Há quem defenda que o Xamanismo não existe. O Termo "Xamã" vem de Saman que diz respeito a um praticante espiritual da Sibéria que faz viagens ao mundo dos espíritos em prol da sua comunidade.

Hoje em dia este termo, mais generalista, refere-se a todos os praticantes espirituais de religiões não predominantes. 

A base do Xamanismo assenta em três áreas: a propensão ao transe, a interacção com os espíritos e o serviço à comunidade. Qualquer pessoa que aceda a estas áreas pode ser um Xamã.  

​

Existe uma visão deturpada sobre o que é o estado de transe. Antes de mais, é a capacidade de aceder ao nosso subconsciente ao nosso mundo interno, visto por muitos como algo fora do normal e até mesmo ameaçador. Se observarmos a nossa capacidade de sonhar, compreendemos que este é o estado mais natural de estar em transe.

​

Assim sendo, o transe é a capacidade de desviar a consciência desta realidade para o mundo interior. O mesmo conceito serve à meditação.

​

Estas viagens podem ser feitas através da ajuda de instrumentos de som, nomeadamente o tambor, que desacelera o ciclo de ondas cerebrais, e permite as viagens de forma segura; Através da Dança; Através da Respiração; Através de Cânticos Sagrados; ou Através das Plantas Medicinais ou Plantas Medicinais Psicoactivas.

​

​

O Xamanismo tem por base tradições, rituais iniciáticos e instrumentos ancestrais, capazes de promover clareza e mais consciência do nosso estado natural de sermos espirituais a viver uma experiência humana.

Por outras palavras, é um conjunto de práticas rituais ancestrais que  nos colocam em contato com o mundo espiritual.

 

​

​

O Xamanismo está presente em diferentes culturas, sobre diferentes abordagens. 

A forma como aplico é através da Roda da Medicina, uma das ferramentas mais simples de ser utilizada para nos conectarmos com a natureza na sua ciclicidade e aceder a estados de consciência elevados.

 

Funciona como uma Bússola que contempla:

​

🪶 As Quatro Direcções . Escudos

🪶 As Quatro Estações . Sol

🪶 As Quatro Fases Principais da Lua

🪶 Os Quatro Elementos 

🪶 Os Quatro Animais de Poder . Guardiões de cada Escudo

​

Porque é que é tão importante saber sobre as Quatro Direcções? 

​

A direcção é o nosso caminho de Vida, o tão chamado propósito que não é uma Sina, tão pouco algo Kármico. Faz parte, antes de mais, do lugar onde estamos inseridos e onde nascemos, o que este nos oferece e ensina, quem o integra, e aliar isso às nossas experiências e ao que nos move em entusiasmo, paixão e sentir profundo.

Aqui reside a importância de honrarmos as grandes transformações da vida que vão desde o bebé que nasce ao ancião.

​

Para que serve o entendimento sobre as Quatro Estações - Fases do Sol - e as Quatro Fases Principais da Lua?

​

Para acima de tudo nos recordar que somos seres em constante construção e transmutação, somos cíclicos , que cada fase nos ensina algo e tem o seu propósito. Na natureza o propósito é sobreviver a cada etapa, evitando a extinção. No ser humano é igual!

 

Os Quatro Elementos o que espelham?

 

Os quatro elementos fazem parte da natureza e ajudam a manter a roda em movimento, respeitado e suportando a sua ciclicidade. 

Os continentes representam o elemento Terra; a Água dos rios, oceanos e lagos; o Ar representado pela atmosfera; e por último, o Fogo pelo núcleo incandescente do centro do planeta.

​

E os Animais de Poder, são só quatro?

​

Tudo na natureza tem um propósito. Todos os animais que existem na natureza têm um papel, todos eles trazem ensinamentos muito específicos que podemos integrar em fases diferentes da nossa vida.

A Roda da Medicina com a qual trabalho tem como guardiões a Águia, o Lobo, o Urso e o Búfalo. Isto pode diferir de de Zona e Tribo.

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

O meu convite é trazer à consciência a importância da Roda da Medicina como parte integrante da nossa vida, através de exercícios sistêmicos, meditação e cura através do som/musica. Pelo que a Roda representa, a fase da vida em que cada um se encontra, a forma como se sentem em cada uma das direções: que têm uma estação, fase da Lua, elemento e animal associado. Compreendendo o que impede de seguir na direção para a qual estão a ser chamados, seguindo o poder da intuição.

​

Trazendo à consciência a importância de se conectar com a natureza, com a sabedoria ancestral e fechar ciclos de vida.

Hoje em dia estamos cada vez mais desconectados de nós, por estarmos cada vez mais desconectados dos ciclos da natureza. Acumulamos stress porque carregamos o passado, acumulando energia e dispersando. Ao não respeitar os ritos de passagem que a natureza sugere, entramos em estados de ansiedade e depressão. Ao encerrarmos capítulos na nossa vida com honra e gratidão, libertamos bagagem emocional desnecessária.

 

Aplico estas dinâmicas em todos os trabalhos de grupo e em Sessões Individuais.

​

​

​

​

​

​

​

​

São feitas em formato fechado de 4 Sessões em que é trazido um tema que se queira olhar, de forma a que se possam abrir novos caminhos.

Esta abordagem é integrativa tendo por base os ciclos da Natureza, que pode ser trabalhada de duas formas:

​

​

​

= Com base nos Ciclos do Sol - Sagrado Humano (Somos Energia Feminina e Masculina):

​

​

🪶 Teoria da Roda da Medicina na Ancestralidade adaptada aos tempos modernos, onde incluímos o tema a ser trabalhado e desenvolvemos a abordagem terapêutica.

​

🪶 Cada uma das 4 Sessões foca-se em cada um dos lados da Roda: começando a Este, passando pelo Sul, Oeste e terminando a Norte. 

​

🪶As Sessões processam-se através de exercícios Sistémicos, de Meditação e desenvolvimento da Intuição adaptado a cada pessoa e tema.

 

🪶 As Sessões são realizadas em consultório ou na Natureza, dependendo do Tema e do trabalho a ser desenvolvido.

​

🪶 No final é entregue um documento em formato digital com toda a parte teórica e Meditações de suporte desenvolvidas ao longo das sessões.

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

= Com base nos Ciclos da Lua - Sagrado Feminino:

​

Hoje em dia fala-se muito do Sagrado Feminino, da importância da união entre as mulheres, do resgate ao que ficou perdido na nossa história, da aprendizagem através da nossa ancestralidade.

Não querendo colocar um peso sobre a palavra “Sagrado”, uma das formas de resgate à nossa essência passa pela conexão com a natureza, tomando consciência dos nossos Ciclos Internos que se assemelham aos Ciclos Lunares.

 

No que toca ao feminino, é importante integrar a importância do nosso maior centro criativo - o nosso Útero. Este nosso centro reprodutor é um receptáculo de energias, muitas vezes estagnadas, podendo gerar inúmeras manifestações físicas sobre forma de doenças ligadas ao feminino como:

 

  • Grandes alterações no ciclo menstrual

  • Doenças relacionadas com o sistema reprodutor feminino

  • Desequilíbrios hormonais

  • Problemas de relacionamentos

  • Auto-estima e auto-confiança

  • Dificuldades a nível da sexualidade

  • Entre outros.

​

​

​

​

​

​

= As Sessões:

​

​

🪶As Sessões processam-se através de exercícios Sistémicos, de Meditação e desenvolvimento da Intuição adaptado a cada pessoa e tema.

​

🪶 As Sessões são realizadas em consultório ou na Natureza, dependendo do Tema e do trabalho a ser desenvolvido.

​

🪶 O foco do trabalho será:

 

 - Corpo Energético Feminino “Eu e a minha Lua” 

​

 - Sagrado Feminino: Arquétipo da Deusa e da Guerreira

​

 - Abordagem Sistémica na linhagem feminina

​

 - Benção do Útero: “Eu, Menina e Mulher”

​

🪶 No final é entregue um documento em formato digital com toda a parte teórica e Meditações de suporte desenvolvidas ao longo das sessões.

​

🪶Ao longo das sessões, pode haver necessidade de integrar outras práticas terapêuticas ligadas ao feminina por colegas com abordagens mais especificas, e para tal será feito o encaminhamento, não fazendo parte das sessões acordadas inicialmente.

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

 Como aplico de forma Integrativa?

 As Sessões 

1BDEB9D9-5FBA-42BA-9B6E-436FDAB5195A.PNG
688C33E9-4C02-48CF-84C0-9AA83CD27253.PNG

Os Fechos de Ciclos são fundamentais para que possamos integrar cada fase e compreender este grande puzzle que dá forma à vida. Encerrar e Integrar cada processo permite-nos seguir com mais leveza e abrir caminhos.

As ferramentas que nos traz o Xamanismo são poderosas aliadas à nossa integridade e força física, mental, emocional e espiritual.

Sessões Xamaniso
Roda da Medicina
Ciclos da Mulher

Contacto

Obrigado pelo envio!

bottom of page